quinta-feira, 17 de junho de 2010

NREC

E aí pessoal!

Hoje tivemos uma excursão para o National Robotics Engineering Center, em que eles mostraram um monte dos projetos que estão acontecendo lá dentro, com demonstrações incríveis e depois um almoço com alguns recém-doutores que trabalham lá falando sobre seus projetos também.



Eu queria ter tirado fotos de tudo que eu vi... mas infelizmente eles proibiram. Nós inclusive tivemos que nos registrar na segurança, assinar um papel dizendo que não tiraríamos fotos, enfim!

Lá tem coisas de interesse comercial para diversas companhias, e algumas do exército americano, então eles tem lá suas razões para isso. O link que eu coloquei lá em cima, pelo menos, tem bastante material sobre o que eles estão fazendo por lá. Com certeza vale a pena dar uma olhada!

Highlights da visita:

1) A primeira coisa que nos mostraram foi um robô que deve ser usado na mineração de ouro na África do Sul. Que coisa monstruosa! São 6 rodas montadas em pernas robóticas, com 2 elos: como a nossa perna, consegue mexer a perna toda e no nível do joelho, vamos dizer. O tipo de manobra que aquilo conseguia fazer era incrível!

As minas da África do Sul, pelo que eles disseram, têm túneis bastantes inclinados e relativamente apertados... então o terceiro par de rodas, no centro, serve para segurar o teto! O joystick que eles usam é bem legal, e parece dar um grau muito alto de manobrabilidade pro operador (apesar da arquitetura de software deixar você usar até um controle de Playstation para a mesma função!).

Como que você faz para teleoperar um robô que está cerca de 3km abaixo do solo? Fibra ótica e Wifi, eles disseram. Bem legal =)

2) Dragon Runner: um robô que o pessoal do exército literalmente pode jogar em qualquer prédio para fazer reconhecimento do território. Esse robô aguenta MUITA pancada, e é dirigível de cabeça pra baixo da mesma forma que o normal. Assistam aos vídeos!

3) Eles automatizam umas coisas que eu nunca imaginei, desde cortar a grama de um campo de golfe à noite para deixá-lo disponível por mais tempo (ou um campo de futebol, baseball... consegue até fazer os padrões desenhados!), até tirar a tinta de navios, passando pela seleção de morangos e a "colheita" de um tipo de adubo (traduzido como turfa para o português)?

Inclusive, mencionaram uma tecnologia para automatizar o McDonald's! Algo tipo tentar prever a demanda para os próximos 5 minutos baseado na quantidade e modelo de carros que entram no drive-thru. Que loucura!

Por incrível que pareça, todos esses projetos são interessantes, e mostram como robótica pode resolver um problema real das empresas/produtores no mercado.

4) Foi muito interessante ouvir dos pesquisadores por lá sobre as técnicas que utilizam para fazer tudo funcionar, e como quando a gente conhece um pouquinho sobre o que eles estão falando dá para se impressionar em como eles tentam levar para o próximo passo. Coisas como SLAM 3D (localização e mapeamento simultâneos em um mapa 3D) e SVMs (support vector machines, um tipo de classificador) sofisticadas... e todos eles muito animados sobre tudo.

5) Uma coisa bem legal foi essa bota, que consegue te localizar utilizando apenas informação inercial (acelerações em vários eixos), sem GPS, sem laser, sem nada... É bem difícil fazer algo assim, já que (de novo os comentários meio técnicos, desculpa para quem não estiver acompanhando) o erro é integrado duas vezes no tempo para conseguir posição. Isso basicamente quer dizer que, se você não tomar cuidado, vai se perder feio! Eles usam truques tipo que o momento em que você está pisando no chão, você tem um ponto de velocidade nula, e outras coisas loucas para traduzir acelerações do pé em estimativa de movimento. Isso é bem difícil!

6) Fora tudo isso, eles ainda desenvolvem vários outros projetos, inclusive o carro que ganhou o DARPA Urban Challenge e a base do Lego Mindstorms! Quer mais?

Detalhe legal: meu orientador aqui estava no time que ganhou!

Nenhum comentário: